Sobre/contato

Olá, sou Juliana!

IMG_4750

Este é um canal que divulgo a minha produção científica, relato experiências e escrevo sobre assuntos que tenho interesse como: escrita e comunicação científica, metodologia de pesquisa, ferramentas de apoio à pesquisa,  fontes de informação, sites e blogs com essas temáticas.
Minha pesquisa centra-se em tradução do conhecimento – aborda quatro dimensões: Síntese, disseminação, troca e aplicação de conhecimento. Utiliza o monitoramento e a avaliação em todas dimensões.

Atualmente, eu curso o  doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , participo do Grupo Brasileiro de Estudo sobre Multimorbidade (GBEM) vinculado a Universidade Federal de Pelotas.

Entre junho de 2017 e 2018,  colaborei para a revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, na avaliação dos indicadores bibliométricos e no blog.

De 2012 a 2017  contribui como professora convidada no curso de qualificação Acesso à informação científica e tecnológica em saúde oferecido no ICICT Fiocruz e de 2011  a 2017 nos cursos de especializações Vigilância em Saúde e multiprofissional em Infectologia do Instituto Nacional de Infectologia (INI) Fiocruz . Como produto das aulas, disponibilizei  um exercício de pesquisa bibliográfica e um procedimento técnico de boas práticas de relato de pesquisa: Indicativos de qualidade para artigos de Revisão Integrativa  a qual está em fase de reformulação e em breve será disponibilizada uma nova versão.

Ainda em 2017, contribui no artigo “ Epidemiologia e Serviços de Saúde: 25 anos em revista“, em comemoração dos 25 anos da Revista do SUS e  em 2016 ” Contribuições de Oswaldo Paulo Forattini à Saúde Pública: análise da produção científica ” para as comemorações dos 50 anos da Revista de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo.

Fiz o mestrado em Materno-infantil, na linha de pesquisa gestão do conhecimento e inovação, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Anteriormente, eu contribui no Portal do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde na produção, gerenciamento e curadoria de conteúdo, bem como na elaboração do infográfico sobre Indução e Avaliação de pesquisa.

Em 2015 colaborei no Portal de periódicos da Fiocruz como editora convidada e na elaboração do infográfico Ensaios clínicos: Registro e publicação e no texto Dados de ensaios clínicos ser ou não ser abertos? 

De março de 2014 a 2016, atuei como editora executiva da Revista de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde Reciis, sendo as minhas principais contribuições: atualizações de políticas editoriais, instruções aos autores, fluxos e processos editoriais. Bem como a indexação na base de dados bibliográficos LILACS e inserção na mídia social – Facebook. Nesse período, participei do Fórum de editores dos periódicos da Fiocruz e do  Fórum de editores científicos de publicações em Ciência da Informação e Áreas afins, realizado XV Enancib, a qual apresentei  “Políticas proativas de gestão editorial”. Também contribui na 5ª Conferência de Acesso Aberto com a investigação sobre As instruções aos autores podem estimular o acesso aberto no Brasil?

Prestei serviços de informação e comunicação científica para a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e atuei como editora executiva do JCOL  no ano de 2012, cuja minhas principais contribuições foram reindexação no Programa SciELO, atualizações dos fluxos e processos editoriais, bem como das políticas editoriais e instruções aos autores. Também colaborei no editorial Instructions to authors as a support to elaborate and submit an article.

Em 2011 fiz uma especialização em Informação científica e tecnológica em saúde no Icict Fiocruz e 2010 as formações em Editoração no Senac-SP e Analista de negócios em Tecnologia da Informação. A junção dos conhecimentos provenientes desses cursos, somado ao estágio voluntário na Biblioteca de Saúde Pública da ENSP Fiocruz e ao estudo individual me possibilitaram ministrar o curso “Contribuições das métricas para a gestão editorial” para a equipe de produção editorial da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz e iniciar uma segunda carreira.

De 2006 a 2009 atuei como professora de graduação em Enfermagem na Universidade de Santo Amaro (UNISA) em São Paulo, nas disciplinas de Administração em enfermagem, estágio curricular em Saúde Coletiva entre outras. Também colaborei como professora convidada nas disciplinas de Informática em Saúde na Unicamp e Administração em Enfermagem na Unifesp.

Durante a graduação em Enfermagem, procurei estudar os sistemas de classificações. Esses conhecimentos foram fundamentais para inicialmente compreender aspectos da organização do conhecimento, dos sistemas de informação, bem como a importância da qualidade da informação.


Agradeço a visita e interesse pelo blog.

Se você tem interesse pela temática de pesquisa utilize este formulário para contato.

Se você tem interesse ou dúvida sobre algum conteúdo do post, deixe um comentário na própria postagem.