Eu conheci a Constelação sistêmica em 2009 durante uma imersão do curso Terapia comunitária. Somente em 2015, comecei a estudar e vivenciar a Constelação sistêmica.

Nos últimos anos o uso dessa abordagem cresceu muito e os seus princípios sustentam o Direito sistêmico e a Pedagogia sistêmica.

A possibilidade de visualizar o campo de informação da consciência de forma sistêmica  faz toda diferença. Os resultados são rápidos e pode ser aplicado em qualquer questão.

Eu me lembro  dessa frase do Peter Senge  sobre a Quinta disciplina.

Quanto maior a consciência do todo, mais a nossa ação beneficia esse todo

Neste artigo “As Organizações que aprendem, segundo Peter Senge” escrito por Geoges Ayub Riche e Ricardo Monte Alto, descrevem sobre o pensamento sistêmico.

Eu trago esse elemento chave para refletir o quanto você conhece do seu campo de informação?

Nesse sentido, eu procuro ter um caderno no Evernote com uma síntese do meu campo de visão e meus projetos que visito com frequência. Não só para planejar, mas para apoiar as decisões e visualizar o meu campo. Ou mesmo quando tenho algum obstáculo.

capture-20180925-140727

capture-20180925-140807

Mas o que isso tem a ver com escrita, pesquisa, publicação e comunicação científica, desenvolvimento profissional?

1 – Saber o seu campo de conhecimento. Quanto mais você souber do campo mais consciência você terá dos movimentos, das forças, lacunas e oportunidades.

2 – Conhecer os periódicos científicos que são utilizados para comunicar os resultados de pesquisa, opiniões de especialistas e linhas de pesquisa

3 – Conhecer autores, instituições, abrangência geográfica

4 – Conhecer a linguagem utilizada pelo campo

5 – Pensar como você deseja movimenta-se nesse campo

Nesse cenário, quais são os projetos que conversam e estão alinhados com o que você deseja. Quais são os emaranhados que impede de seguir adiante.

 

Sobre o autor Juliana Reis

Sou enfermeira, analista de negócios em TI, especialista em informação e comunicação científica, mestre em saúde materno infantil, doutoranda em saúde pública e meio ambiente e bibliotecária em formação. Eu tenho interesse em modelagem e mobilização de conhecimento e visualização de dados. https://ajulianareis.com/ Twitter @a_julianareis

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s