Este mês eu quero me aproximar da experiência do estado de fluxo.  Para isso fui olhar a Psicologia positiva.  Neste post, listo os principais periódicos científicos com o escopo para a Psicologia positiva e trago um vídeo explicativo que apresenta uma visão geral da psicologia positiva. Está em inglês e tem legendas em português.

 

Os principais periódicos científicos

 

download

The Journal of Positive Psychology

É uma revista interdisciplinar e internacional para ciência e aplicação de psicologia positiva. A editora Acacia Parks atua como cientista chefe da Happfy 

e escreve no site da Psicology Today uma revista de Psicologia.

41042

International Journal of Applied Positive Psychology

É uma revista revisada por pares dedicada a promover e integrar evidências em prática no campo científico da psicologia positiva. O conhecimento resultante da psicologia positiva pode ser aplicado ao longo da vida em contextos como cuidados de saúde, educação, vida profissional, comunidades e sociedades.

A revista é um fórum interdisciplinar que envolve, entre outras, disciplinas de psicologia, antropologia, sociologia, ciências da saúde, ciências da educação, ciências da administração, design, biologia, medicina e economia.

download (1)

Indian Journal of Positive Psychology

É revisado por pares, publica artigos sobre o tema desde 2012.

No Brasil, não temos periódico específico para o tema. A publicação sobre psicologia positiva é restrita e algumas revistas de Psicologia publicaram sobre o assunto.

Dentre os artigos,  Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo, publicado em 2007 no periódico Estudos de Psicologia (Campinas) faz uma breve apresentação do tema. Em 2012 a mesma revista publica uma pesquisa Bem-estar subjetivo: autoavaliação em estudantes universitários. 

A Ciência e Saúde Coletiva publicou em 2009 um artigo Psicologia de orientação positiva: uma proposta de intervenção no trabalho com grupos em saúde mental.

As revistas Psicologia em Estudo  e  Paidéia publicaram resenhas do livro Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem estar  A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade Por uma nova compreensão do conceito de bem-estar: Martin Seligman e a psicologia positiva 

Em outro post, comentarei as dissertações sobre Psicologia positiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s