A força para continuar pedalando

Há alguns anos não uso a bicicleta como meio de transporte, desde que mudei para o Rio de Janeiro. Entretanto, as experiências de viajar com uma bicicleta nunca sairam das minhas lembranças. Em especial o estado de fluxo, o equilíbrio, o prazer durante o caminho. Isso se dava pela consistência e vontade de chegar ao destino sem deixar de aproveitar o trajeto.

A viagem em si não era fácil, exigia planejamento e organização anterior, gerenciamento de imprevistos que aconteciam durante o trajeto e uma boa dose de coragem.  Na prática dependia exclusivamente da minha força para continuar pedalando, soltar-se nas descidas e até mesmo, empurrar a bicicleta na subida, ter a humildade de reconhecer quando não se pode mais.  Por outro lado, o melhor de concluir a subida interminável era ver o quanto foi percorrido.

A realização dessas viagens me enche de orgulho até hoje. A energia liberada ao superar uma situação difícil gera potencia que pode-se levar para outros cenários da vida. Por exemplo, farei uma prova em breve. Não é uma prova que eu esperava fazer. Entretanto, preciso fazê-la para seguir em frente.

Quero pensar nessa prova como uma viagem de bicicleta, que eu me encherá de boas recordações. Não pela tensão em si, mas pela capacidade de dar um novo significado para a experiência.

Photo by Ilya Ilyukhin on Unsplash

Escrito por Juliana Reis

Atualmente trabalho na pesquisa do doutorado, na escrita de artigos,  no desenvolvimento de ferramentas de apoio à boas práticas científicas, em apresentações e cursos relacionados com as temáticas: mobilização, tradução e gestão do conhecimento. Twitter @a_julianareis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s