MeSH on Demand, Identificador de termos e artigos similares do PubMed

A visão geral do artigo é composta por três elementos bibliográficos: o título, o resumo e as palavras-chave. Esses itens são focos de atenção nos seguintes momentos: na elaboração do artigo, na construção da estratégia de busca, na seleção dos artigos na leitura de triagem leitura, no processo de avaliação e editoração, e ainda na indexação pelo bibliotecário ou por mineração de dados. Tais elementos são fundamentais para aumentar a capacidade de recuperação da informação e na escolha para leitura em texto completo.

Essa atenção com a visão geral do artigo, consequentemente, com a capacidade de recuperação em bases de dados bibliográficos e outras fontes é o que chamamos de SEO acadêmico, Search Engine Optmization de textos técnicos e científicos.

Na área da saúde temos os descritores dos vocabulários controlados Medical Subject Heading – MeSH e Descritores da Ciências da Saúde – DeCS. Neste post, não vou abordar como utilizá-los, farei isso em outro post.  Agora, quero falar sobre o Demand, uma ferramenta disponível pela National Library of Medicine – NLM para identificar descritores e artigos similares.

Veja como usar

Na figura 1, o menu é composto pelos itens 1 a 4, o 1 é a busca (Search), é o ponto de partida, após inserir o resumo em inglês no campo do item 5.  O 2 restabelecer (Reset), é para limpar o campo do item 5 para utilizá-lo novamente. O item 3, ajuda e perguntas (Help/FAQ) e o item 4, Recursos (Features).

P75_1

Figura 1 – MeSH on Demand

Na figura 2, observe os termos identificados e a relação com o vocabulário controlado.

P75_2
Figura 2

Na figura 3, logo abaixo do campo de inserção do resumo, é sugerido uma lista de artigos similares que estão indexados no PubMed/MEDLINE.

P75_3
Figura 3

O uso do MeSH on Demand é um ponto chave para melhorar a indexação dos artigos e na realização de resumos que possam expressar potencial de recuperação da informação em bases de dados bibliográficos como o PubMed.

Veja o vídeo tutorial 

Dica

Teste os resumos de artigos de interesse

Você usa o MeSH on Demand?

 

Escrito por Juliana Reis

Atualmente trabalho na pesquisa do doutorado, na escrita de artigos,  no desenvolvimento de ferramentas de apoio à boas práticas científicas, em apresentações e cursos relacionados com as temáticas: mobilização, tradução e gestão do conhecimento. Twitter @a_julianareis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s