Ecrire-en-atelier-Bréant-2014Eu recebi a indicação do livro Escrever em atelier, para uma clínica poética de reconhecimento, em francês:  Ecrire en atelier  Pour une clinique poétique de la reconnaissance de Françoise Bréant em um momento de muita dificuldade com a escrita. Precisava entregar um trabalho final de disciplina do doutorado. Entretanto, não conseguia colocar a minha voz naquela história. Na esperança de descobrir o que estava causando bloqueio da escrita comprei a versão e-book na Editions Harmattan.

Bréant ministra há mais de 25 anos oficinas de escrita e participar de sua oficina era o que eu mais desejava naquele momento. A grande limitação estávamos separadas por muitos km. A oficina era na França e eu estava no Rio de Janeiro. E assim, eu me propôs olhar para a minha escrita por meio do encontro com esse livro.  Não farei  resenha, Oliver Mouginot fez uma excelente resenha, acesse AQUI ,o seu caderno de tese, aliás é uma oportunidade de conhecer mais sobre os cadernos abertos, compartilhamento do processo de pesquisa durante o trajeto, e não somente quando a pesquisa é finalizada.

Quero trazer o quanto este livro me chamou atenção para a importância da construção de espaços de escrita.  Assim como as oficinas de desenho, cerâmica, fotografia e outras habilidades de criação.   Espaços de partilha do ato de escrever.  Ainda que a escrita seja uma habilidade adquirida na infância, conversamos muito pouco sobre ela depois de adultos.  Entretanto, a escrita está presente em nosso trabalho, na comunicação cotidiana. Nesse sentido, dar lugar ao prazer da partilha em espaços coletivos como os clubes de leitura, os clubes de revistas me levam a quer ter mais  encontros com as oficinas de escrita. Trazer essa alma da escrita afetuosa que Ana Holanda cunhou o termos e relata no vídeo abaixo.

Neste outro post, selecionei artigos  que sugerem a linguagem dos artigos científicos estão mudando. Artigos que contam histórias ou que apresentam a linguagem mais narrativa são mais citados.

Photo by Cathryn Lavery on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s